Quantas vezes por dia um gato costuma urinar?
Saiba quantas vezes por dia o seu gatinho faz xixi!
Saber o máximo possível sobre o seu bichano é uma ambição que todo tutor deve ter. Quanto mais se conhece sobre o animal, maiores as chances de fornecer tudo o que ele precisa para o seu bem-estar, além de saber identificar quando houver algo de errado com a saúde dele.
Uma dúvida que sempre fica na cabeça dos tutores é: quantas vezes por dia os gatos costuma fazer xixi, em média? Pode parecer uma pergunta tola, mas é bom saber perceber se o seu amiguinho peludo está fazendo as suas necessidades normalmente, não é mesmo?
Então não se preocupe, porque o Amo Meu Gato esclarece tudo para você!
Índice de assuntos
Gato urina quantas vezes por dia?
Em primeiro lugar é importante ressaltar que você nem sempre irá ver quando o seu amigo peludo for “ao banheiro”. Parece óbvio mas, dado os hábitos noturnos dos bichanos, é possível que o seu felino costume fazer as suas necessidades quando o ambiente estiver mais calmo, ou seja, quando todos da casa estiverem dormindo.
Já a quantidade de vezes que o gato urina diariamente, em qualquer momento do dia, depende de alguns fatores, entre eles o funcionamento do sistema urinário do seu animal. Ainda que esse número possa variar, em geral, os bichanos costumam urinar entre 2 e 5 vezes por dia.
A quantidade de líquidos que o animal ingere é outro fator que influencia, mas é importante perceber se o seu gatinho está fazendo mais ou menos xixi do que o normal, já que isso pode ser um sinal de que ele está com problemas renais.
Isso porque os gatos não têm naturalmente o hábito de beber água na quantidade necessária para o bom funcionamento de seu organismo. Por isso é tão importante incentivar o animal a beber água, de preferência entre 50 a 70 ml de líquido para cada kg de seu peso corporal. Um gatinho de 2 kg, por exemplo, deve beber entre 100 e 140 ml de água por dia.
Nos meses mais frios, a atenção deve ser redobrada, já que eles tendem a beber ainda menos água. A baixa ingestão de líquidos, além de influenciar na quantidade ideal do dia de urina e na cor do xixi, aumenta os riscos de ele desenvolver graves doenças, como a doença renal crônica e insuficiência nos rins.
Excesso de urina é um problema?
Como já colocado anteriormente, o excesso de xixi é algo que deve ligar o alerta no tutor. Se ele está bebendo mais água que o normal ou recomendado, é sinal de que há um problema com o animal.
Há dois fatores principais para que um gato esteja bebendo mais água que o natural: calor e problemas nos rins. Ambos devem ser tratados com bastante atenção.
Nos períodos mais quentes, o gato com calor naturalmente vai ingerir mais líquido que o habitual. Investir em uma fonte de água para gatos e pedras de gelo no potinho podem aliviar a sensação térmica.
Nesta época, você não deve se preocupar com a quantidade de água que ele consome, mas observe nos demais meses. Já alterações na cor da urina (geralmente amarelo-palha e amarelo-ouro), mudanças no aspecto do líquido e xixi fora da caixa de areia são fatores que podem alertar para algum problema que está acontecendo com o animal.
Como saber se o gato está com problemas renais?
Os felinos, por conta de sua natureza independente e orgulhosa, nem sempre vão chamar a atenção para algo que esteja acontecendo. Portanto, cabe ao tutor estar bastante atento para reconhecer possíveis sinais de que algo está errado.
Caso você note algum comportamento estranho e incomum no seu amiguinho, leve-o imediatamente ao veterinário. Ele saberá diagnosticar o problema e tratá-lo ainda no início, evitando complicações maiores mais tarde.
Os principais sinais de problemas nos rins dos gatos são:
- Mudança de apetite;
- Aumento da frequência da urina;
- Aumento da sede;
- Mudança no comportamento do animal.