Será que gato pode comer fígado?
O segredo do fígado para gatos: saiba se é uma opção saudável ou perigosa para seu amiguinho.
O fígado bovino é um alimento capaz de trazer inúmeros benefícios à nossa saúde. Nada mais natural, portanto, que pensar se os gatos poderiam desfrutar desse alimento tão saudável.
Alimentos que fazem bem para nós não necessariamente farão bem para os gatos, isso é um fato. Sendo assim, é importante ter conhecimento suficiente para garantir que tudo o que oferecermos para os nossos bichanos serão benéficos para a saúde deles. Será esse o caso do fígado?
Gato pode comer fígado?
Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que nenhum alimento será mais nutritivo que as rações, principalmente as de melhor qualidade. Elas fornecem todos os nutrientes necessários para que o seu gato mantenha uma saúde de ferro.
Isso, claro, não inviabiliza que outros tipos de alimentos sejam oferecidos como petiscos ocasionalmente, contanto que eles sejam permitidos e não tragam malefício algum à saúde do animal.
Isto posto, vamos responder a perguntar: gato pode comer fígado? Sim, os felinos podem comer fígado, desde que na situação acima citada. Se consumido em excesso pelos bichanos, pode levar a uma intoxicação por vitamina A.
Dentre outros problemas, quantidades excessivas de vitamina A podem causar: letargia, perda de peso, alergias, perda de apetite e até óbito, em casos mais graves.
Mas o fígado também pode ser fonte de muitos nutrientes para o seu bichano. Para isso, você não deve oferecer mais do que 5% da alimentação semanal do seu amiguinho na forma de fígado. Caso você siga essa recomendação, esse alimento pode trazer os seguintes benefícios:
- Rico em minerais como selênio, ferro e zinco;
- Vitamina C, que reforça a imunidade do animal;
- Vitamina B12, que auxilia na saúde do intestino, sistema nervoso e também do sistema imunológico;
- Vitamina A, que ajuda na saúde da pele e dos olhos;
- Proteínas.
Qual a melhor maneira de dar fígado para o gato?
Agora chegamos na parte mais importante: como dar fígado para os gatos? Além de ser necessário oferecer apenas quantidades pequenas, nem todo preparo será saudável para o animal.
A primeira coisa é lembrar que não se oferece carne crua para os bichanos, em hipótese alguma. Além da baixa qualidade nutritiva do que é vendido hoje em dia em açougues e supermercados, a carne crua pode apresentar bactérias terríveis para a saúde, como a Salmonella.
Outro preparo fora de cogitação é o fígado refogado. O motivo é a quantidade de ingredientes tóxicos para o animal que podem estar presentes nesse tipo de preparo, como sal, pimenta, entre outros.
O ideal para oferecer para o bichano são os petiscos de fígado cozido, sem qualquer tipo de tempero. Mas tenha cuidado para não cozinhá-lo demais, isso não será saudável para ele.
Agora que você já viu essas dicas sobre como dar fígado para o seu gato, prepare-se para colocá-las em prática! Lembrando sempre que as quantidades devem ser pequenas, nunca substituindo a base da alimentação deles.