Tem remédio para bola de pelo?
Descubra se existe remédio para bola de pelo!
Uma das maiores preocupações dos tutores são as bolas de pelo (ou tricobezoar). Elas se formam por conta do hábito que os gatos possuem de se higienizar por meio de lambidas.
Embora pareçam inofensivas, elas podem representar um problema grande, especialmente se o bicho não consegue expeli-la de maneira natural. Caso isso, é comum que o animal sofra com apatia, cansaço, regurgitação e falta de apetite.
Mas será que existe remédio contra bola de pelo em gatos? Vem com a gente que o Amo Meu Gato conta para você!
Índice de assuntos
Existe mesmo remédio para tirar bola de pelo em gato?
A resposta é sim, existe! Não só existe como não é nada complicado de encontrar. Você pode adquiri-lo em pet shops sem, necessariamente, ter em mãos uma prescrição médica. É indicado, no entanto, que você busque orientação veterinária antes de dar qualquer medicamento ao seu amiguinho.
O malte é uma ótima opção
Talvez muitos nunca tenham ouvido falar em malte para gatos — também conhecido como malt paste —, mas ele é extremamente eficaz no combate às bolas de pelo.
Esse produto funciona basicamente como um laxante, sendo utilizado em muitas situações como um tipo de “remédio”. A bola de pelo tende a ser expelida pouco tem depois que a pasta é ingerida. O malte também pode ser usado em casos de um gato com prisão de ventre.
Os ingredientes utilizados para formar a pasta são extrato de malte, óleos vegetais, fibras, leveduras, laticínios e vitaminas. Geralmente é vendida em tubos semelhantes a uma pasta de dente. Alguns possuem aromatizantes e corantes para atrair a atenção do animal.
Como dar o malte para o gato?
Dar o malte para o seu amiguinho peludo pode ser uma tarefa muito simples ou muito complicada. Isso porque alguns bichanos até gostam do produto, o que facilita bastante, mas outros não são tão fãs.
Como já colocado acima, o malte é um medicamento que precisa ser ingerido, ou seja, deve ser aplicado via oral. Se o gato gostar, ele provavelmente irá comer direto da embalagem, sem muitos problemas.
Por outro lado, caso o bichano rejeite o malte, você pode colocar um pouquinho da pasta perto da boca dele ou mesmo em cima da patinha. Assim, ele vai acabar ingerindo o remédio quando for se lamber. Caso isso não funcione, uma alternativa é colocando direto na garganta do animal.
Vale a ressalva de que qualquer coisa ingerida em excesso pode ser prejudicial, e com o malte não é diferente. Grandes quantidades podem provocar desarranjos intestinais sérios. A dose indicada deve ser do tamanho de uma avelã.
Existe alguma solução caseira?
Caso o tutor prefira recorrer a alternativas caseiras, existem algumas que realmente podem funcionar. A vaselina e a manteiga, por exemplo, têm efeito laxante nos felinos e podem ser usadas no lugar do malte.
A exemplo da pasta de malte, é só colocar um pouco sobre a pata dele. Ele vai lamber e acabar engolindo um pouco do produto. Em pouco tempo é possível ajudar o gato a vomitar bola de pelo.
Gramas costumam ser muito ricas em fibras e também ajudam na eliminação das bolas de pelo. As mais recomendadas são a valeriana e o catnip (a famosa erva do gato).