Você faz carinho no seu gato da maneira correta? Esse estudo responde para você!
Saiba a melhor maneira de se aproximar de um gato para fazer carinho!
Fazer carinho em gatos pode ser um tanto desafiador. Por serem animais muito independentes e reservados, não são todas as tentativas de carícias que serão permitidas pelos bichanos.
Com isso em mente, qual deve ser a estratégia para se aproximar de um felino sem ser instantaneamente rejeitado apenas com uma leve menção a algum tipo de carinho?
Um estudo publicado em 2022 talvez tenha a resposta. Quer conferir? Então vem com a gente!
Índice de assuntos
Estudo indica a maneira correta de fazer carinho nos gatos
Publicada em julho do ano passado, a pesquisa intitulada “Investigation of humans individual differences as predictors of their animal interaction styles, focused on the domestic cat” (em tradução livre “investigação das diferenças individuais dos seres humanos como prognóstico de seus estilos de interação com animais, com foco no gato doméstico”), procurou analisar padrões na relação entre os humanos e gatos.
O estudo observou o padrão de interação de 119 voluntários — entre tutores e não tutores — em contato com os gatos mais sociáveis de um abrigo. Os participantes receberam como instrução entrar silenciosamente em uma sala com uma câmera e permanecerem sentados próximo à porta.
Todos eles tiveram a presença de três gatos diferentes, por cinco minutos cada. O resultado foi curioso: os voluntários que optaram por dar mais espaço aos animais foram os que mais atraíram a atenção dos bichanos e receberam respostas positivas.
Por outro lado, aqueles que se mostraram mais invasivos (coincidentemente os tutores mais experientes), foram os que mais receberam reações negativas dos felinos.
Dar espaço para o gato é a melhor maneira de se aproximar dele
Outros estudos já revelaram que o contato com gatos pode ter efeitos terapêuticos. Inclusive, conviver com bichanos pode ajudar até a lidar com ansiedade e depressão. Ainda assim, a melhor maneira de se aproximar de um gato para fazer carinho é deixando-o à vontade, ou seja, dar espaço para ele.
Aqueles que deixaram o felino ter a iniciativa e guiar toda a interação conseguiram fazer carinho por mais tempo e sem nenhuma reação negativa. Já os voluntários que partiram para cima e “sufocaram” os animais, tiveram reações negativas e comportamentos tensos por parte deles.
Onde fazer carinho em gato?
Além de avaliar a melhor abordagem, o estudo detalhou os lugares que os gatos mais gostaram de receber carinho. De acordo com os pesquisadores, a região da cabeça (orelhas, abaixo do focinho e testa) é o lugar de carinho preferido dos bichanos.
Já as costas são uma zona mediana e a lombar, as patas e a barriga, as regiões a serem evitadas. Um dos motivos pelos quais os gatos não gostam de carinho na barriga é a sensibilidade do local, além de ser um ponto vulnerável e vital para eles.
Fato é que oferecer a mão e encorajar a interação de uma forma não ameaçadora ou invasiva é muito mais importante do que saber onde fazer carinho.