Por que os gatos não gostam de carinho na barriga?

Saiba o motivo pelo qual os gatos não gostam de carinho na barriga!

Os gatos são, em geral, animais muito independentes e, até certo ponto, temperamentais. Embora sejam bastante apegados aos tutores, eles ainda guardam resquícios de comportamentos mais reservados e selvagens, herança de sua vida pré-domesticação.

Algumas raças são naturalmente mais acessíveis que outras, especialmente no que diz respeito a carinhos. Entretanto, uma coisa é praticamente unânime entre os felinos: gatos não gostam de carinho na barriga.

Se você já tentou acariciar o seu bichano nessa região e ele rejeitou, entenda que não é algo pessoal. Existem motivos pelos quais eles não gostam de carinho na barriga. Quais são esses motivos? O Amo Meu Gato conta para você!

Características da barriga do gato

A exemplo do corpo humano, na barriga do felino encontra-se a maior parte dos seus órgão vitais, de modo que essa região naturalmente tende a receber uma proteção maior por ser mais vulnerável.

Esse é o motivo pelo qual o abdômen dos felinos possui uma “capa” maior de gordura e pele, chamada de bolsa primordial. Essa “capa” aumenta em direção às paras traseiras e serve para proteger justamente os órgãos dele.  

Essa camada de gordura, além da função protetora, auxilia na mobilidade e flexibilidade do animal. Ela também serve para armazenar comida, pois permite uma expansão maior da barriga.

Afinal, por que os gatos não gostam de carinho na barriga?

O fato é que, apesar da bolsa primordial servir como proteção, a região abdominal não deixa de ser a mais vulnerável para os felinos. Por esse motivo, carinhos na área são instintivamente rejeitados na maioria dos casos.

Os gatos ainda guardam muitos resquícios de seus hábitos selvagens, portanto, é natural que ainda tenham comportamentos guiados pelos instintos de proteção de quando viviam na natureza.

Na vida selvagem, a região da barriga era sempre o ponto do fraco dos gatos quando tinham que lidar com predadores ou em brigas com outros gatos. É por isso que eles evitam ao máximo expor o abdômen e tendem a não gostar de carinhos no local, já que o instinto deles naturalmente interpreta como um perigo.

Vale ressaltar, no entanto, que os bichanos têm personalidades diferentes, e, portanto, não são todos que irão rejeitar o carinho, embora esse seja o comportamento mais comum entre eles.

Outros lugares para fazer carinho nos gatos

Como dito anteriormente, não são todos os gatos que não gostam de carinho na barriga. Mas isso não quer dizer que os que rejeitam carícias nessa região não gostem de recebê-las em outras partes do corpo.

Alguns locais onde os felinos costumam gostar muito de receber carinho são nas costas e na cabeça, mais precisamente entre as orelhas, perto dos olhos e no queixo. É preciso ter cuidado com os bigodes do gato, outra região bastante sensível e que pode causar incômodo ao animal.

Para saber mais sobre como e onde fazer carinho nos gatos, confira uma matéria bem completa que o Amo Meu Gato preparou para você clicando aqui.

Qual o melhor momento para fazer carinho nos gatos?

Por mais carinhoso que o seu bichano seja, é importante ter em mente que nem sempre ele estará disposto a receber carinho. Como todos sabem, esses animais prezam bastante pelo próprio espaço, e para ter uma boa convivência com eles, os humanos precisam respeitá-lo.

Então qual é o momento ideal para fazer carinho no gato? Basta observar a linguagem corporal dele: caso ele queira carinho, provavelmente vai começar a passear entre as suas pernas, ronronar ou chamar sua atenção de alguma forma.

Além disso, o ato de “amassar pãozinho” no tutor também costuma significar que esse é o momento ideal de fazer carícias nos bichanos. Basta saber onde ele mais gosta de ser acariciado e deixar o seu amigo peludo bem feliz!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais