A bolsa primordial

Bolsa primordial em gatos: o que é e como protege os órgãos e melhora habilidades físicas! 🐱💨

Se você é um tutor carinhoso e atento, certamente já reparou naquela área um pouco mais flácida da barriga do seu gatinho, uma pelanquinha que fica pendurada enquanto ele anda.

Ao contrário do que muitos pensam, isso não se trata de uma região com gordura abdominal, então você não precisa se preocupar se o seu gatinho está acima ou abaixo do peso.

Na verdade, essa pele flácida é conhecida como bolsa primordial, e desempenha uma função muito importante na vida dos bichanos, como o próprio nome já sugere.

O que é a bolsa primordial e para que ela serve?

Engana-se quem pensa que essa área é um mero acaso no corpo dos felinos. Ela está lá justamente para cumprir funções específicas e ajudá-los em situações adversas. Vamos ver quais:

  • A primeira função é dar uma maior proteção aos órgãos vitais do animal. Caso tenha algum ferimento na da barriga, seja por uma briga ou outra circunstância, aquela “bolsinha” protegerá a região e absorverá a maioria do impacto;
  • Outra função é ajudar o bichano a estocar comida em uma situação extrema. Caso ele precise comer mais que o habitual, a pele servirá para expandir a barriga e comportar o estômago mais cheio que o normal;
  • Por último, e talvez no seu papel mais funcional, a bolsa primordial auxilia na amplitude do gato durante as corridas e saltos. Por conta da “pele extra”, eles conseguem se esticar mais e, consequentemente, dar saltos maiores ou correr mais rápido quando preciso.

Todos os gatos possuem a bolsa primordial?

Sim, todos eles possuem. Ela pode ficar mais ou menos visível, mas faz parte da anatomia do animal. Independente do porte, da raça ou mesmo se é castrado ou não, a bolsa primordial estará presente.

Ela é mais facilmente observada nos gatos com estrutural corporal mais fina. Nos gatos mais gordinhos ou obesos, por conta do tamanho da barriga deles, naturalmente será mais difícil de enxergá-la.

Existe algum problema ligado a essa bolsa?

Como faz parte da anatomia de todo bichano e por não se tratar de excesso de gordura, a bolsa primordial geralmente não apresenta nenhuma problema para a saúde do felino, pelo contrário.

No entanto, caso você apalpe o local e sinta algo diferente, como alguma estrutura mais rígida que o habitual, procure um veterinário. Ele irá fazer exames (como uma ultrassonografia abdominal) para avaliar se há algo de errado na região. Estar atento ao que acontece com o seu gatinho é a melhor forma de prevenir qualquer doença!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais