A raça Oriental Shorthair

Saiba tudo sobre a raça Oriental Shorthair!

Você conhece a raça Oriental Shorthair? Se ainda não conhece, saiba que está perdendo um gatinho bem adorável, brincalhão e um ótimo companheiro todos os dias.

Também conhecido como Oriental de Pelo Curto ou somente Oriental, esse gato nativo da Tailândia é um parente direto do famoso Siamês, diferindo deste apenas pela cor dos olhos e pelagem.

Ficou curioso? Então continue lendo e conheça tudo sobre o Oriental Shorthair!

Qual a origem do Oriental Shorthair?

A raça Oriental Shorthair, como posto acima, teve origem na Tailândia a partir do cruzamento de gatos da raça Siamês com diversas outras raças, em especial a Russian Blue e a British Shorthair, que deu origem ao Oriental de cor branca, chocolate e azul. Não à toa são tidos como “primos” dos Siameses.

O Oriental chegou pela primeira vez na Grã-Bretanha durante o século XIX, mas foi somente após a Segunda Guerra Mundial, em 1950, que despertou o interesse dos criadores ingleses. Nessa época o número de criadores e programas de criação ficou bastante reduzido.

Na década seguinte, por volta de 1968, os americanos também começaram a criação da raça Oriental Shorthair, mas a premissa da criação era originar um felino mais tradicional, ou seja, mais parecido com o Siamês que conhecemos hoje.

A Cat Fanciers’ Association (CFA) reconheceu o Oriental Shorthair como uma raça distinta em 1972. Mais tarde, alguns exemplares do Oriental nasceram com o pelo longo e foi assim que surgiu o Javanês, também conhecido como Oriental Longhair. A maioria das associações, porém — incluindo a CFA —, não os distinguem como raças diferentes, apenas como variações de pelagem.

Quais as características do Oriental Shorthair?

Sendo um “primo” próximo do Siamês, é natural que as características do Oriental sejam muito próximas às dessa raça. Portanto, um gato da raça Oriental Shorthair tem tamanho médio, corpo esbelto e longo — embora bastante musculoso —, chegando a pesar em média de 4 a 6,5 kg. São bem atléticos e habilidosos.

A cabeça é comprida, em formato de triângulo invertido e sem a presença de stop. O focinho é fino e bem definido, com nariz comprido. As orelhas são inseridas afastadas, grandes e largas na base, afinando em direção às pontas.

Os olhos são em formato de amêndoas, médios e com a distância de um olho entre eles. As cores mais comuns são jade ou verde-esmeralda, sendo azul no Oriental Shorthair branco e possivelmente amarelo no gato de pelagem ruiva e creme. A cor definitiva só aparece após um ano de idade.

A pelagem, como o próprio nome sugere, é curta, fina e densa, com um aspecto bastante sedoso ao toque. Os padrões mais encontrados são: uniforme, sem marcas e unicolor, nas cores branco, azul, preto, chocolate, lilás, canela e camurça; tartaruga, com as cores laranja, preto e chocolate; pelagens com base do pelo descolorida, geralmente em tons de cinza; e tabby.

As patas são finas, sendo as anteriores levemente mais curtas do que as posteriores. A cauda é bem alongada, fina em toda sua extensão, afinando mais ainda em direção à ponta. Atinge a puberdade cedo, por volta dos nove meses.

Qual o temperamento do Oriental Shorthair?

O temperamento do Oriental Shorthair é o que o faz ganhar mais e mais adoradores mundo afora. É um gato extremamente inteligente e criativo, sendo ótimo para companhia em brincadeiras, principalmente com crianças.

Ativo e orgulhoso, é também bastante sociável e aprecia conhecer gente nova. Curioso e com hábitos noturnos, não é recomendado que passe muito tempo sozinha, sendo aconselhável a presença de outros gatos para fazer companhia quando você não puder estar por perto. O Oriental Shorthair costuma ser muito ligado ao tutor, o que confere a ele um caráter possessivo.

Gosta de atenção e não suporta indiferença por parte dos humanos, especialmente do tutor com quem possui maior vínculo. Apesar de adaptar-se bem a casas e apartamentos, o Oriental aprecia umas saídas de vez em quando para treinar seus instintos de caça, que são bastante presentes e aguçados.

Como dito anteriormente, os gatos dessa raça são bastante atléticos e gostam de um desafio onde possam testar as suas habilidades de escalada. Portanto, nenhuma prateleira é alta o suficiente que o Oriental não possa alcançar!

É uma raça bastante vocal, de voz forte, e que adora se comunicar com os tutores, especialmente para pedir atenção. Se você quiser um gato dessa raça para conviver com outros pets, é ideal que eles sejam tão ativos quanto o Oriental, caso contrário eles podem ser incomodar com a sua personalidade agitada.

Você precisará separar um espaço na sua agenda não somente para dar atenção ao seu Oriental, mas também para passar um tempo brincando com ele. Esse felino tem seus brinquedos favoritos e podem se distrair por horas com eles, mantendo esse lado brincalhão por toda sua vida.

Saúde e cuidados com o Oriental Shorthair

O Oriental de Pelo Curto não exige muitos cuidados ou grande manutenção. Basta apenas uma escovação semanal para manter sua pelagem com boa aparência e livre de pelos mortos, o que diminui os riscos de desenvolver bolas de pelo.

Por ser predisposto a doenças periodontais, é necessário a escovação de seus dentes pelo menos uma vez por semana sob orientação de um médico veterinário.

Essa raça é, de maneira geral, bastante saudável. Porém, pode sofrer das mesmas doenças genéticas que afetam o Siamês. A Cardiomiopatia Dilatada, doença no coração, foi relatada em alguns exemplares da raça.

Também a exemplo do Siamês, o Oriental apresenta predisposição a problemas orais, incluindo cálculo dental (“tártaro”) e gengivite, que podem desencadear futuramente a doença periodontal.

Outras condições como Atrofia Progressiva da Retina, Urolitíase e Mastocitoma também podem ocorrer. É necessário levá-lo ao veterinário com regularidade para fazer os checkups de rotina e evitar o agravamento de algum problema.

Curiosidades

O Oriental Shorthair é considerado um gato quase hipoalergênico — ou seja, com baixa tendência a gerar alergia —, pois de acordo com alguns criadores sintetiza pouco a proteína salivar que costuma causar alergias nos humanos.

O tempo de vida do Oriental Shorthair é de 15 anos, em média.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais