Aoshima, a ilha no Japão com (muito) mais gatos que habitantes
Conheça a ilha dos gatos no Japão!
Você já pensou morar em um lugar onde tenha mais gatos do que pessoas? Isso parece um sonho para muitos tutores, não é mesmo? E por mais que pareça improvável, esse sonho encontra a realidade em Aoshima, uma pequena ilha localizada no Japão.
Também conhecida como “Cat Island” (Ilha dos Gatos, na tradução literal), Aoshima está localizada na porção sul do país asiático, sendo cercada pelo Oceano Pacífico.
Essa ilha carrega uma “pequena” curiosidade: ela possui centenas de gatos e menos de uma dezena de habitantes! Quer saber mais? Então continue lendo que o Amo Meu Gato conta tudo para você!
Índice de assuntos
Qual a população de Aoshima?
Aoshima é uma ilha com aproximadamente 1,6 quilômetros de extensão e está localizada na Prefeitura de Ehime. O local, que sobrevive e sempre sobreviveu da pesca, chegou a abrigar cerca de 900 pessoas na década de 1940, anos em que vivia prosperidade.
Com o tempo, a Segunda Guerra Mundial e a crise na pesca, a população sofreu uma drástica redução, com muitas pessoas falecendo ou deixando a ilha para procurar emprego nas cidades próximas. Em 2013, a estimativa de habitantes em Aoshima era de aproximadamente 50 pessoas.
Cinco anos depois, esse número havia caído ainda mais: apenas 13 moradores, com uma média de idade de mais de 75 anos. Em 2019, a Asahi Shimbun Globe, um dos maiores jornais nacionais do Japão, informou que apenas 6 moradores ainda se declaravam como residentes da ilha.
Não há exagero algum em afirmar que a maior parte da atividade humana na ilha é de curiosos e amantes de gatos. Com a abundância de felinos, definitivamente em Aoshima há o suficiente para todos.
Quantos gatos existem em Aoshima?
Como o próprio apelido sugere, Aoshima é realmente o paraíso dos amantes de gatos. Atualmente a ilha conta com pouco mais de 120 bichanos, mas acredita-se que a proporção entre felinos e humanos já foi bem maior, na ordem de 36:1 — ou seja, 36 gatos para cada habitante da ilha!
Os gatos de Aoshima não são muito exigentes quanto à alimentação, sobrevivendo do lhes é oferecido pelos moradores ou o que conseguem roubar de turistas mais desatentos. Na ausência de predadores naturais, eles se reproduzem e vagam pela ilha sem medo.
Em fevereiro de 2018, foi reportado pela Ehime Shimbun, agência de notícias japonesa, que todos os gatos da ilha seriam castrados a fim de diminuir a população felina, em resposta à redução de moradores humanos no local.
Como os gatos chegaram em Aoshima?
Os gatos foram levados para Aoshima para controlar a infestação de ratos em barcos pesqueiros dos moradores, na época em que a ilha ainda era bastante movimentada. Com o recesso da economia, as pessoas foram abandonando a ilha e os bichanos pelas ruas.
Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial, a terra foi usada como refúgio para evacuados. Essas pessoas trouxeram ainda mais gatos de estimação e estabeleceram lares felizes, o que contribuiu ainda mais para o aumento da população de felinos no local.
Como chegar à Aoshima, a ilha dos gatos?
Caso você esteja interessado em se aventurar em Aoshima, é preciso fazer uma viagem até o porto de Nagahama — localizado em frente à Estação JR Iyo-Nagahama —, que fica a cerca de 840 km de Tóquio, a capital do Japão.
Chegando lá, deve-se pegar uma balsa para Aoshima. A viagem leva cerca de 30 minutos, dependendo do clima, com um limite de apenas 34 passageiros por balsa.
As balsas partem para Aoshima duas vezes por dia do Porto de Nagahama, às 8h e às 14h30. A ilha não possui restaurantes, carros, lojas ou locais para passar a noite. Resumindo, é um destino perfeito para os amantes de gatos que desejam um passeio rápido.