Como é o comportamento da fêmea durante o período de cio?
Conheça o comportamento da fêmea no período de cio!
Quem convive com gatos não castrados, especialmente com fêmeas, sabe como o período de cio pode ser complicado. Isso porque os hormônios do animal estão fervorosamente funcionando para o processo reprodutivo, o que desperta comportamentos diferentes nos bichanos.
Dentre os muitos sintomas do cio pode-se destacar que a gata passa a miar constantemente, além de sofrer com uma espécie de carência excessiva. No entanto, uma vez identificado o período do cio, é possível amenizar alguns desses comportamentos.
O Amo Meu Gato preparou uma matéria bem especial para você com dicas de como lidar com o cio das gatas. Quer conferir? Então siga com a gente!
Quais os principais sinais de que uma gata está no cio?
A verdade é que o cio da gata não passará despercebido. Como está em busca de um possível parceiro para acasalar, a fêmea nesse período passa agir de maneira inquieta e precisa se fazer notar.
Nesse caso, uma das principais mudanças — se não a principal — é no miado. Se você já ouviu um barulho de madrugada semelhante ao choro constante de uma criança, você provavelmente ouviu uma gata no cio. Esse tipo de miado, normalmente muito alto, é usado para atrair um parceiro para reprodução.
Outros comportamentos comuns da fêmea são se esfregar nas pernas dos tutores, camas e outros objetos. É provável também que ela fique mais dengosa e carinhosa, o que requer mais atenção dos tutores.
Ela ficará também mais propensa a fugir. Caso ela não consiga por um ou outro motivo, é possível que ela adote um comportamento mais agressivo. Lembrando que esse é um período de muito estresse e incômodo causados pelos hormônios. Cabe aos tutores terem paciência redobrada com um animal nessa fase.
Com relação às mudanças físicas, é possível observar mais a gatinha com a área traseira “para cima” e a cauda para a lateral, expondo a vulva. A quantidade de vezes que ela irá urinar também aumenta nesse período.
Gata no cio fica mais próxima dos machos
Além de chamar a atenção com miados, as gatas fêmeas no cio também tendem a ficar mais próximas dos machos nesse período, o que pode até ser interpretado como uma certa provocação.
Claro, essa atitude é uma forma de chamar atenção para ela e conseguir algum parceiro. Caso o macho esteja disponível para a reprodução, nada vai impedir o acasalamento dos gatos, que logicamente resulta em uma gata prenha.
É muito importante que o tutor seja lembrado da responsabilidade com novas ninhadas. Infelizmente, muitos felinos são abandonados por pessoas que não tomam o devido cuidado e depois não têm condições de cuidar dos recém-nascidos.
O nascimento de novos bichanos irá resultar em custos com alimentos, remédios e adaptação do ambiente para que eles possam viver sem nenhum tipo de incômodo.
A solução para evitar ninhadas indesejáveis é a castração. Atualmente há locais em diversas cidades onde a operação é feita de forma gratuita ou por um custo muito baixo. Procure se informar.