Gato espirrando com frequência: o que isso pode significar?

Gato espirrando? 🐱💨 Aprenda a cuidar dele com estas dicas. 🚑🌟

Os espirros são reflexos protetivos do corpo quando temos algo irritando as nossas mucosas nasais. E com os bichanos não é diferente. No entanto, é preciso muita atenção por parte dos tutores, porque os espirros podem significar mais do que somente um incômodo passageiro.

Assim como funciona para nós humanos, o espirro pode significar o início de alguma enfermidade. Alguns tutores tendem a desconfiar logo da rinotraqueíte, uma doença respiratória muito comum nos felinos. No entanto, é preciso observar o animal para entender do que realmente se trata a condição.

Como saber quando um espirro está fora do padrão natural?

Para quem não sabe, a principal função dos espirros é proteger o organismo. Eles são uma reação natural do corpo na tentativa de expelir alguma partícula ou substância estranha.

No caso dos felinos, os espirros mais agudos e esporádicos geralmente têm a ver com alguma irritação suave, como alergia à areis do gato, algum tipo de perfume, material de limpeza ou poeira.

Porém, há também os espirros mais intensos, que indicam que o organismo provavelmente está tentando combater algum inimigo um pouco mais sério. Nesse caso, deve-se considerar infecções virais ou doenças inflamatórias crônicas, como a bronquite e asma felinas.

Para se ter uma maior noção do quadro do seu bichano, também é preciso observar se há algum tipo de secreção associada aos espirros. Essa secreção é a produção de muco, cujo surgimento indica um processo inflamatório em estágio avançado.

A coloração e mesmo o cheiro da substância pode ser um indicativo da enfermidade a qual estará associado. Se o muco for transparente, é provável que a origem da condição seja uma infecção viral. Já uma coloração mais amarelada ou esverdeada, com um aspecto de catarro, indica uma provável infecção por bactéria ou algum fungo.

Em alguns casos, os espirros vêm acompanhados de lágrimas. Caso você note que o seu bichano está lacrimejando e espirrando, fique atento. O diagnóstico pode ser alguma doença do complexo respiratório viral felino, como a rinotraqueíte e a calicivirose.

Caso observe sangue na secreção, em qualquer quantidade, procure um veterinário imediatamente. O profissional irá realizar os exames necessários para indicar o melhoro tratamento para a condição do bichano.

O que fazer?

Assim que perceber que o seu bichano começou a espirrar, fique atento à frequência do espirros, além de observar se o animal está apresentando outros sintomas, como tosse, ruído na respiração, presença de muco ou sangue no nariz.

Caso o bichano ainda esteja apresentando o quadro 24h depois, é recomendando que você o leve até o veterinário para que ele possa fazer o diagnóstico correto e receitar o tratamento adequado para o caso específico do seu animal.

A principal forma de prevenção é manter a vacinação do seu amiguinho em dia, além de procurar aumentar a imunidade dele por meio de uma alimentação saudável. Procure verificar também se o seu animal não está sofrendo com doenças respiratórias como FIV ou FeLV, que atacam o sistema imunológico.

A saúde do seu bichinho depende da sua atenção e cuidado!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais