Gato pode ser tosado?
Existem raças de gatos cuja pelagem é mais longa, o que pode ser um problema em algumas situações. No entanto, quando pensamos em um animal tosado, logo vem à mente um cachorro, afinal, não é nada comum encontrarmos por aí gatos com os pelos aparados.
Mas será que os felinos também podem ser tosados? O Amo Meu Gato esclarece para você!
Índice de assuntos
Afinal, pode ou não tosar gato?
Se você convive com um bichano de pelo maior, em algum momento deve ter se perguntado se é aconselhável tosá-lo, não é mesmo? Embora não seja o mais recomendado, existem algumas situações em que isso será permitido.
É um fato que os cuidados com a escovação já são mais do que suficientes para manter o animal com uma pelagem saudável. No entanto, casos como dermatite, por exemplo, vão exigir que uma tosa seja feita para que o tratamento possa se dar da melhor maneira possível.
Se a quantidade de pelos está atrapalhando a rotina do felino, atrapalhando a visão ou fazendo com que escorreguem, por exemplo, aparar os pelos dessas regiões específicas pode ser uma solução.
Caso o problema sejam as bolas de pelo, uma mudança na alimentação e na rotina de higiene pode ser o mais indicado. Deve-se inserir mais fibras (aquela graminha para gatos é ótima) e aumentar a frequência de escovação dos pelos.
Outra circunstância que permite que o pelo do gato seja cortado é a tosa higiênica, recomendada para casos de gatos de pelo longo. Vale ressaltar, claro, que isso não pode ser estressante para o animal de maneira nenhuma, e que deve ser feita apenas por profissionais qualificados.
É recomendado tosar o gato no verão?
Em primeiro lugar, é preciso pontuar o que, talvez, muitos não saibam: gatos sentem calor! Isso é um fato, embora os bichanos possuam uma pelagem mais fina que a dos cães, e até mesmo a queda natural de pelos permita uma adaptação a cada época por ano.
Por isso é tão comum durante o verão observar muitos pelos dos gatos pela casa, ao passo que no inverno eles ficam mais fofinhos, cobertos por uma pelagem densa, o que os ajuda a se protegerem do frio.
Algumas raças mais peludas — como o Persa e o Maine Coon — podem precisar da tosa durante o verão, pois mesmo com a queda natural de pelos, a grande quantidade pode causar desconforto e calor ao animal, especialmente se a região onde vivem for mais quente.
Gato pode tomar banho?
É de conhecimento popular que os gatos são animais muito higiênicos, e isso também se aplica aos banhos. Para quem já se perguntou o motivo de se lamberem tanto, é justamente por estarem se banhando.
Portanto, a resposta mais simples para essa pergunta é: sim, gatos podem tomar banho, embora isso não seja recomendado, visto que eles mesmos dão conta disso.
Aplicar banhos esporádicos ou quando houver recomendação médica é o mais indicado. Conversar com um profissional é fundamental, já que ele poderá orientar o tutor com relação a isso.