O Gato Sagrado da Birmânia

Saiba tudo sobre o Sagrado da Birmânia!

O gato Sagrado da Birmânia, também conhecido como Birmanês, é uma raça dócil e companheira, muito indicada para famílias que possuem crianças e até mesmo outros animais.

Esse felino é originário da Birmânia — atual Myanmar — e, a exemplo dos gatos, em geral, eram tidos como seres sagrados na Ásia nos séculos XV e XVI, principalmente.

Quer saber mais sobre o Sagrado da Birmânia? O Amo Meu Gato conta para você!

A origem do gato Sagrado da Birmânia

A origem do Sagrado da Birmânia é cercada de lendas, datadas principalmente dos séculos XV e XVI. No entanto, essas histórias carecem de comprovação, de modo que não se sabe ao certo como essa raça surgiu.

Os ingleses foram os primeiros a trazerem exemplares da raça para o ocidente. Acredita-se que um casal de Sagrados da Birmânia foram dados de presente a Auguste Pavie e Major Gordon Russell após estes prestarem auxílio a monges durante a invasão de um templo, em 1919. A raça, representada por uma fêmea Seal point, foi exibida em Paris no ano de 1926.

Outra teoria existente sobre a origem da raça remete ao cruzamento de um Siamês com marcas brancas nas patas com raças de pelo longo, como o Angorá e o Persa.

A raça quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial, motivo pelo qual o Persa Colourpoint foi introduzido em sua criação, o que restringiu a consanguinidade.

O nome “Sagrado da Birmânia” foi escolhido para que não houvesse qualquer confusão com a raça Burmese (Birmanês em inglês). Chegou aos Estados Unidos na década de 1950. Atualmente esse felino é bastante popular

Quais as características do gato Sagrado da Birmânia?

O gato Sagrado da Birmânia chama muito a atenção por conta de sua elegância. A altura da raça varia entre 20 e 30 centímetros, chegando a pesar entre 4kg e 8kg.

Seu corpo é comprido e maciço, do tipo semi-cobby, com estrutura óssea e muscular fortes. A cabeça é um pouco mais comprida do que larga, redonda, com bochechas proeminentes, seu nariz é estilo romano, médio, com stop bem definido.

Os olhos são grandes, inseridos bem afastados, praticamente redondos e de cor azul escuro. As orelhas são bem afastadas e de tamanho médio, apresentando uma leve inclinação e pontas arredondadas.

Essa raça de gato possui uma pelagem sedosa que varia de comprimento médio a longo. Pode se apresentar de diferentes colorações, sendo as principais o preto, dourado, cinza e azul.

Os pelos são mais claros no corpo e mais escuros nas extremidades (focinho, orelhas e rabo), a exemplo do Siamês. Uma característica marcante que diferencia a raça são as patas brancas independente da cor do bichano, como se fossem umas botinhas naturais.

Qual a personalidade do gato Sagrado da Birmânia?

O Sagrado da Birmânia é conhecido por ser bastante dócil e equilibrado, não sendo passivo nem exuberante demais. Calmo e sociável, seja com pessoas ou com outros animais (tanto gatos, especialmente os da sua própria raça, quanto cachorros). Bastante brincalhão e carinhoso, é ideal para famílias que possuem crianças.

São meigos e afetuosos, especialmente os machos, não suportando ficar sozinhos ou serem ignorados, embora também tenham os seus momentos mais reservados. Uma casa com vários animais é o mais recomendado para essa raça.

Sua voz é suave, e gosta de se comunicar com as pessoas. Ainda é inteligente, curioso e gosta de aprender truques, além de ser uma excelente caçador. Prefere ficar ao nível do chão a subir em moveis e se adapta facilmente a maioria das situações.

Saúde e cuidados

O gato Sagrado da Birmânia pode sofrer com algumas doenças genéticas, como é o caso da degeneração espongiforme, uma condição que ataca o sistema nervoso e causa fraqueza nos membros. Também pode desenvolver aplasia tímica, uma imunodeficiência que aumenta o risco de infecções.

Outra condição que pode acometer o Sagrado da Birmânia são alterações de gene que afetam o nervo óptico, o que pode gerar problemas de visão. A hipotricose congênita, enfermidade responsável por gatos nascerem sem pelos no corpo também é vista com frequência na raça.

Por ser muito apegado aos seus tutores, esse bichano precisa de muita atenção e não deve passar muito tempo sozinho, ou poderá desenvolver depressão e outros problemas de saúde.

Por ser um bichano robusto, é preciso bastante cuidado quanto à obesidade. A alimentação deve ser, portanto, adequada à fase de vida do animal. Além disso, promover brincadeiras ajudará o gato a se manter sempre em movimento.

O pelo deve ser escovado todos os dias para evitar nós e bolas de pelos, que podem ser bem prejudiciais para a saúde dos felinos. Com os cuidados adequados, o Sagrado da Birmânia pode viver em média 16 anos.

Qual o preço de um gato Sagrado da Birmânia?

Ao contrário do que se pode imaginar, um exemplar do Sagrado da Birmânia não custa tão caro para ser adquirido. Em média, o preço de um filhote dessa raça gira em torno de R$ 350.

É claro que, antes de comprar um gato, é necessário verificar a procedência do gatil ou do criador para não financiar os maus tratos de animais e adquirir o animal com segurança.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais