O que fazer quando o gato está entediado?
Saiba o que fazer se o seu gato estiver entediado!
Os gatos são animais naturalmente muito ativos. Eles adoram se engajar em atividades que envolvam correr, pular e, principalmente, caçadas, herança de seus tempos selvagens.
E por isso é muito estranho para um tutor observar quando o seu amiguinho peludo parece mais quieto que o habitual, como se estivesse desanimado ou entediado.
É papel do tutor observar qualquer alteração comportamental no animal, mais ainda quando se trata dos gatos, que são animais sempre tão agitados e brincalhões.
Mas como identificar se o gato realmente está entediado? E o que fazer? O Amo Meu Gato explica para você!
Índice de assuntos
Como saber que o gato está entediado?
Ao contrário do que se pode pensar, identificar se um gato está entediado nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque o tutor deve estar completamente ciente dos hábitos do bichano para perceber alguma mudança.
É fundamental estar atento, portanto, a qualquer sinal de que um problema está se colocando, afinal, isso pode levar a consequências bem mais graves, já que esse estado também é bastante incômodo para o animal.
Alguns sinais de que o gato está entediado incluem:
- Banhos em excesso;
- Dormir mais que o habitual;
- Comportamentos agressivos e/ou destrutivos;
- Comer além da conta;
- Ansiedade ou apatia.
Como acabar com o tédio nos gatos
Como dito anteriormente, o tédio, nos casos mais severos, pode levar a graves consequências. E, claro, isso se aplica tanto aos seres humanos quanto aos animais. Cabe aos tutores oferecerem aos bichanos as melhores condições possíveis para que eles tenham uma boa qualidade de vida.
Brinquedos
Investir em brinquedos para os felinos é fundamental para que eles possam estar sempre estimulados, tanto fisicamente quando mentalmente. Com os brinquedos eles podem se entreter tanto sozinho quanto com a presença dos tutores.
Existem brinquedos, inclusive, que são enriquecidos com catnip — a chamada “erva do gato” — que os felinos adoram! Além de ser inofensiva para os bichanos, ela é benéfica em vários sentidos, estimulando os instintos naturais deles.
Enriquecimento ambiental
Outro ponto fundamental para evitar tédio nos gatos é o enriquecimento ambiental. Eles adoram tanto estar em movimento quanto observar o movimento de ambientes a partir de pontos de vista privilegiados — mais altos, no caso.
Por isso, instale plataformas fixadas às paredes da sua casa, utilizando conjuntos próprios para os felinos. Outra opção são as camas perto das janelas, que permitem que eles observem a rua sem precisar se arriscar fora de casa.
Cuidado com a duração do tédio
Se o tutor já tentou animar o bichano, mas está percebendo que o estado entediado se mantém, é hora de buscar ajuda profissional. O profissional irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento.
O que inicialmente parece tédio pode, na verdade, ser alguma doença específica, com sintomas que deem a entender que o gato está entediado. Por isso, é fundamental procurar ajuda médica para investigar a necessidade de alguma intervenção o mais rápido possível.
A saúde e bem-estar do seu bichano depende de você. Se mantenha atento e forneça tudo o que ele precisar para se sentir seguro e confortável. Ele certamente vai retribuir com o carinho e a lealdade felina!