Quantas vezes por dia o gato filhote precisa comer?
Saiba quantas vezes por dia um filhote precisa comer!
A famosa “fase de crescimento” não se aplica somente às crianças. A verdade é que os primeiros estágios da vida de todo ser vivo exigem cuidados especiais para que ele tenha um desenvolvimento adequado.
E, claro, com os felinos não é diferente. Para que cresça forte e saudável, um filhote de gato precisa ter uma alimentação à altura das necessidades de seu organismo. Ou seja, é natural que ele precise comer várias vezes ao dia.
Portanto, é deve de todo tutor garantir que o gato tenha a ração disponível na hora e quantidade certa para que ele possa ter os nutrientes necessários para ganhar imunidade e crescer saudável.
Quantas vezes um filhote de gato precisa comer por dia?
Vale ressaltar que o alimento ideal (e único necessário) quando os filhotes são recém-nascidos é o leite materno. Assim como acontece conosco — ou mamíferos, em geral — ele contém todos os nutrientes que o animal precisa para o seu desenvolvimento.
Após o período de desmame, no entanto, a dieta felina entra em um novo momento. Começa a fase das papinhas, para depois acontecer a transição para a ração de gato.
A partir desse momento, é bom deixar sempre disponível uma boa quantidade de ração nos comedouros, pois um filhote de gato come várias vezes ao dia, de acordo, claro, com a idade e peso do bichano.
Geralmente, um gato com até um ano de vida costuma comer até 5 vezes ao dia, enquanto os adultos comem de duas a três vezes. O cálculo da quantidade de gramas de ração deve ser feito com base na idade do animal.
- Nos primeiros dois meses, período imediatamente depois do desmame, é bom começar com 40 gramas até o terceiro mês;
- Do quarto ao sexto mês de vida, recomenda-se aumentar a quantidade para 60 gramas por dia;
- Dos seis meses até 1 ano de idade, o gato deve comer de 70 a 80 gramas por dia.
Um adendo: não existe uma regra, trata-se apenas de uma recomendação. Até a raça do gato deve ser levada em conta no momento de calcular a quantidade. Procure orientação veterinária ou da embalagem da ração.
Qual a melhor ração dar para gato filhote comer?
Agora que nós já sabemos a frequência de vezes que um filhote de gato costuma comer por dia, a pergunta que fica é: qual a melhor ração para os gatos filhotes comerem?
Para deixar o filhote bem alimentado, é necessário que a ração ofereça proteínas e que ela seja rica em fibras para manter a flora intestinal equilibrada. Cálcio e aminoácidos são outros elementos essenciais para o crescimento e fortalecimento do animal.
Vale a pena investir em rações que sejam de uma qualidade superior na hora de alimentar o seu bichano. De preferência àquelas do tipo premium ou super premium.
Caso ele ainda seja muito novo (fase de transição) e esteja com dificuldade para digerir a ração pura, convém utilizar leite artificial e misturar com a ração para facilitar na hora de ele comer.
O sachê para gatos também é uma ótima opção e está liberado na dieta do bichano. Ele garante a hidratação, mas dê preferência para aqueles indicados para filhotes e que são classificados como um “alimento completo”.