Como gato pega toxoplasmose?
Toxoplasmose: a verdade chocante que todo dono de gato precisa saber agora!
A toxoplasmose é uma zoonose (doença infectocontagiosa que pode ser transmitida entre animais e humanos) conhecida popularmente como a “doença dos gatos”.
Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, é uma condição que gera sempre bastante apreensão, especialmente para os grupos de maior risco, como as grávidas e os imunossuprimidos.
Embora exista algum fundamento em seu nome popular, a fama negativa que os bichanos carregam por conta da doença é cercada de exageros. Prova disso é que ela ainda é responsável pelo abandono de inúmeros bichanos mundo afora.
Mas você conhece essa doença? Sabe porque ela é chamada de doença dos gatos? O Amo Meu Gato explica tudo para você!
Índice de assuntos
O que é a toxoplasmose?
Como colocado acima, a toxoplasmose é uma doença infectocontagiosa causada por um parasita e que pode ser transmitida dos animais para os humanos.
É uma doença de difícil detecção, já que é comumente assintomática. Sua transmissão é feita através da carne ou do contato com as fezes de um animal contaminado.
Por que a toxoplasmose é conhecida como a doença dos gatos?
Essa é uma grande injustiça cometida com os bichanos no que diz respeito a essa doença. Por falta de conhecimento, muitas pessoas optam por abandonar os gatos por medo de contaminação.
A verdade, no entanto, é que a toxoplasmose dificilmente é transmitida para os humanos pelos gatos. Então por que ela é chamada de doença dos gatos?
Os felinos são considerados os hospedeiros definitivos do parasita Toxoplasma Gondii, sendo responsáveis pela eliminação dos oocistos (estruturas semelhantes a ovos que podem ficar de 8 a 10 dias alojadas na parede do intestino) para o ambiente.
Estas estruturas precisam de apenas 24 horas para infectarem o ambiente onde estão depositadas. É por esse motivo que os gatos são frequentemente associados à toxoplasmose.
Ou seja, os gatos participam de todo o ciclo biológico do parasita, que desenvolve e multiplica em seu sistema intestinal, com posterior eliminação dos oocistos não esporulados nas fezes.
E como os gatos pegam toxoplasmose?
Diferente do que muitos podem pensar, estatisticamente apenas entre 10 e 15% dos gatos carregam o parasita da toxoplasmose. Além disso, a maioria esmagadora desses 15% vivem ou tem acesso à rua com regularidade.
Isso é explicado pelo fato de que a contaminação dos gatos ocorre especialmente a partir da ingestão de carne de caça (como aves e roedores) contaminada pelo parasita. Outra forma de contaminação é o consumo de carne crua de origem desconhecida dada pelos tutores.
Desta forma, é natural pensar que gatos que se alimentam apenas de ração e vivem em casa ou apartamento dificilmente terão oportunidade de contrair toxoplasmose.
Como os humanos contraem toxoplasmose?
Em linhas gerais, ter um gato em casa não aumenta o risco de uma pessoa contrair toxoplasmose. Pelo contrário, é muito difícil o felino transmitir essa doença para o ser humano.
Existem duas situações que podem levar à contaminação direta dos felinos para os humanos: permanência das fezes do gato no meio ambiente por mais de 25 horas, promovendo a esporulação do parasita; tocar nas fezes sem luvas e depois levar a mão à boca ou manipular alimentos.
As formas mais comuns de contágio da toxoplasmose pelo ser humano são:
- consumo de alimentos infectados, como carnes cruas, saladas e leite não pasteurizado;
- consumo de água sem o tratamento adequado;
- transfusão sanguínea;
- transmissão de mãe para filho, quando as mães grávidas estão infectadas.
Quais os sintomas de toxoplasmose nos gatos?
É nesse ponto que reside o maior perigo da toxoplasmose. Com exceção dos indivíduos imunossuprimidos, a doença é totalmente assintomática em seus estágios iniciais.
Nos humanos, a manifestação da doença muitas vezes é confundida com um leve resfriado, gerando sintomas mais severos em gestantes e pessoas com doença autoimune.
Nos casos em que a toxoplasmose felina apresenta evolução rápida (com duração de até 15 dias), os gatos podem ter sintomas como febre, diarreia, vômitos e alterações nervosas.
Já nos casos de evolução lenta (com duração de 1 mês até vários anos), os gatos podem apresentar diarreias frequentes, alterações respiratórias, lesões oculares, agressividade, paralisias e abortos.
Qual o tratamento para a toxoplasmose?
Caso você desconfie que o seu amiguinho peludo possa estar sofrendo com essa doença, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente. O profissional saberá fazer o diagnóstico corretamente e receitar um tratamento.
Dependendo do desenvolvimento da doenças e dos sintomas, o veterinário provavelmente prescreverá antibióticos por no mínimo duas semanas. Após isso, será controlada a evolução e a recuperação do felino.
Como evitar a toxoplasmose?
A melhor forma de evitar que o seu bichano contraia toxoplasmose é mantendo o ambiente em que ele vive limpo e com todos os cuidados higiênicos.
Algumas medidas são:
- Mantenha o seu bichano dentro de casa. Na rua, ele fica exposto não só a doenças, mas também a brigas e atropelamentos;
- Limpe a caixa sanitária diariamente;
- Utilize luvas de borracha sempre que for manusear a caixa. No caso das grávidas, peça que outra pessoa se encarregue da tarefa;
- As luvas também são fundamentais para quem pratica jardinagem. Outros gatos podem entrar em contato com as plantas;
- Mantenha os bichanos longe das superfícies da cozinha e lave as mãos regularmente;
- Lave frutas, legumes e verduras com cuidado;
- Após manusear carne crua, lave bem as mãos, assim como os utensílios utilizados.
Outra dica é levar o seu amiguinho ao veterinário com regularidade para fazer um check-up. Lembre-se que os cuidados com ele são de sua responsabilidade, e um gatinho saudável é um gatinho feliz!