Como saber se o seu gato está estressado e o que fazer

Saiba identificar quando o gato está estressado e o que fazer!

Os gatos são animais adoráveis, muito carinhosos e apegados aos tutores. Qualquer pensamento diferente desse vem de uma visão de quem provavelmente não costuma conviver com os bichanos.

É claro que existem momentos de exceção, principalmente quando os instintos felinos estão aflorados — caso dos gatos ariscos, por exemplo — ou quando eles estão sob estresse.

Mas você sabe identificar quando um gato está estressado? E caso ele esteja sob essa condição, o que fazer para acalmar o seu bichano? O Amo Meu Gato conta tudo para você!

Quais as principais causas de estresse em gatos?

Quem não convive com os bichanos talvez não saiba o quanto esses animais adoram rotina. Os mesmos horários, as coisas em seus devidos lugares, tudo o que é habitual faz naturalmente bem aos felinos.

Não à toa uma das principais causas de estresse nesses animais é a perda do “controle” do ambiente, ou seja, mudanças físicas e fatores sociais influenciam diretamente no humor dos gatos.

Alguns exemplos que ilustram essas “perdas de controle” são troca de comedouro, troca da ração ou da areia sanitária, caixa de areia suja, local barulhento, animal novo na casa, mudança de casa, perfume forte, visita de estranhos, mudança de mobília, reformas na casa, entre outros

Como esses fatores de estresse irão influenciar no comportamento do gato irá variar de acordo com o temperamento do animal, do grau de sociabilização e da intensidade e duração desses fatores.

Como um gato demonstra estar estressado?

As mudanças comportamentais são os principais sintomas de que um gato está estressado. Entretanto, existem alguns sinais específicos que podem indicar essa condição. São eles:

Sintomas do estresse físico

  •       Apatia;
  •       Coceiras intensa;
  •       Quedas de pelo;
  •       Vômito;
  •       Diarreia.

Sintomas do estresse ambiental

Como acalmar um gato estressado?

Entender o estado do gato quando ele está estressado é o primeiro passo para acalmar o bichano. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a pior decisão do tutor é tentar pegá-lo ou manuseá-lo.

Isso só aumentará o estresse e fará com que ele fique agressivo. O melhor a fazer é ficar por perto, preservando o espaço do felino. Tenha calma e paciência, especialmente se o animal estiver exposto a algo novo.

Deixe alguns brinquedos dele por perto para que ele sinta o próprio cheiro, o que pode fazer com que se acalme. Tenha também um lugar na casa onde ele possa se esconder quando estiver mais nervoso.

Caso desconfie que o seu amiguinho está estressado, procure a ajuda de um veterinário. O profissional saberá identificar o problema do animal e indicar a melhor forma de tratamento.

Como prevenir estresse em gato?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas no dia a dia do felino para que ele tenha o seu estresse diminuído. São elas:

  • Procure acostumar o filhote desde cedo a situações variadas, como transporte, viagens, banho, sociabilização e consultas ao veterinário;
  • Arranhadores com catnip, também chamada de erva do gato, podem ajudar a acalmar o bichano. Somente a planta em si já é capaz de atuar nesse sentido;
  • Invista em brinquedos e tenha uma rotina de atividades e brincadeiras com o seu amiguinho, pois isso o ajudará a gastar energia e diminuir o estresse;
  • Leve-o ao veterinário com regularidade;
  • Mantenha a caixa sanitária sempre limpa e, de preferência, em local tranquilo e isolado;
  • Tenha prateleiras para que ele possa ficar em lugares mais altos;
  • Aposte no uso de feromônios.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais