Como ter um gato ajuda com a ansiedade e depressão

Saiba como os gatos auxiliam no combate à depressão e à ansiedade!

A vida com animais de estimação traz uma série de preocupações e responsabilidades para os tutores, o que acaba deixando algumas pessoas com um pé atrás sobre adotar ou não um deles.

O que muitos talvez não saibam são os benefícios que o convívio com um animal pode trazer. Um estudo publicado em 2020 no livro “Psicologia: desafios, perspectivas e possibilidades – Vol. 1” revelou que os gatos são capazes de ajudar com quadros de ansiedade e depressão. Quer saber como? O Amo Meu Gato explica para você!

Como os gatos ajudam na depressão dos tutores?

A terapia com animais aproveita o companheirismo e convivência dos pets para trazer mais conforto emocional, o que resulta na melhora de diversas condições físicas e mentais, especialmente em quadros de ansiedade e depressão.

Claro que os cães costumam ser mais utilizados nesse tipo de terapia, mas se engana quem pensa que os felinos não possuem essa mesma capacidade. Não à toa, mais e mais tutores vêm relatando os benefícios advindos da convivência com os bichanos.

Segundo o estudo citado no início do artigo — intitulado “Meu pet, meu amparo, meu caminho seguro: a história de vida de pessoas com depressão pós adoção” —, existem relatos de que os gatos realmente ajudam na depressão.

Uma das pessoas entrevistadas conta que decidiu adotar um filhote de rua por influência da avó, e que, aos poucos, passou a desenvolver uma relação mais próxima com o animal, ao qual tinha certa resistência.

Ao observar que o gato demonstrava sentir saudades quando ele retornava da faculdade, o entrevistado ficou surpreso com o comportamento, que acreditava ser exclusivo dos cães.

A relação foi ficando mais forte, e o bichano passou a ser também um confidente nos momentos difíceis e solitários. O companheirismo, responsabilidade dos cuidados e a interação nos momentos difíceis geraram um laço tão importante que o quadro depressivo sofreu significativa melhor — tanto que o entrevistado decidiu adotar outra felina.

Mas como um gato ajuda na depressão e ansiedade?

Os gatos (e animais domésticos, em geral) costumam ter muito impacto na saúde mental de uma pessoa. No caso particular dos felinos, existe ainda um bônus: eles têm a capacidade de entender o que se passa com os tutores somente analisando o comportamento deles.

Isto significa que eles são capazes de saber quanto estamos tristes e tentam nos consolar da maneira deles, seja ronronando ou simplesmente fazendo companhia. O vínculo emocional que os gatos criam com os tutores pode ser tão forte quanto o dos cães, embora eles tenham maneiras diferentes de demonstrar esse afeto.

Além do mais, somente acariciar a pelagem macia dos felinos já tem um efeito calmante. E se o contato com os bichanos, por si só, já faz um bem danado, os cuidados, responsabilidades e até sentimento de gratidão que nascem junto com a convivência com os felinos, ajudam a dar mais motivação no dia a dia.

Tire um tempo para observá-los brincando com tamanho entusiasmo e tenha boas risadas. Gatos são excelentes companhias, e se você ainda não teve a oportunidade de conviver com eles, deixe qualquer preconceito de lado porque certamente você não irá se arrepender.

Convívio com gato melhora a saúde mental

Assim como os cães, os gatos são pets que curam e trazem muitos benefícios aos tutores. Inclusive, algumas raças são muito carinhosas, como o Persa, o Siamês, Ragdoll, entre outros. Mas até os Vira-latas podem ser muito amorosos com os tutores — e costumam ser bastante!

Então que tal adotar um gatinho agora mesmo? Os benefícios da adoção incluem:

  • Redução do nível de estresse;
  • Diminui o quadro de depressão e ansiedade;
  • Cria o senso de responsabilidade;
  • Ajuda a dormir melhor;
  • Afasta a solidão.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais