Quais os gatos mais carinhosos e dóceis?
Conheça as raças mais dóceis e carinhosas!
Os gatos são animais naturalmente mais independentes e reservados que os cães, e, portanto, tendem a demonstrar um pouco menos o quanto são carinhosos. Mas se engana quem ainda pensa que os felinos não são apegados aos tutores, porque eles são. E muito!
Embora tudo dependa do ambiente, da criação e até mesmo da personalidade do animal, o fato é que existem raças que tendem a ser mais amáveis e calmas do que outras. Neste artigo, o Amo Meu Gato traz para você as raças de gatos mais carinhosas e dóceis. Confira agora!
Índice de assuntos
Siamês
Uma das raças mais populares e amadas do mundo, o Siamês é, sem dúvidas, um gatinho adorável. Quando se trata da família, o Siamês é muito tranquilo, carinhoso e brincalhão, o que costuma não se estender para estranhos, quando geralmente adotam uma postura mais reservada.
A curiosidade e inteligência são a marca do Siamês, que costuma se comunicar bem, além de possuir um temperamento vivaz e curioso. Não é incomum vê-lo sendo o centro das atenções por ser bastante sociável e receptivo.
Persa
Em sua grande maioria, o Persa é um gato bastante gentil e carinhoso, facilmente adaptável ao ambiente familiar com crianças e outros animais de estimação. Ele é uma ótima escolha para quem prefere animais mais calmos.
Caso a sua família seja muito agitada, esse companheiro pode parecer um pouco quieto demais. Os gatos dessa raça apresentam olhos redondos e grandes, focinho pequeno e achatado, conferindo-lhes essa aparência única e inconfundível.
O Sagrado da Birmânia
O gato Sagrado da Birmânia, também conhecido como Birmanês, é uma raça bastante companheira. É conhecido por ser bastante dócil e equilibrado, não sendo passivo nem exuberante demais.
Calmo e sociável, seja com pessoas ou com outros animais (tanto gatos, especialmente os da sua própria raça, quanto cachorros). Bastante brincalhão e carinhoso, é ideal para famílias que possuem crianças.
De origem asiática, há uma lenda de que essa raça era cultuada em templos budistas na antiga Birmânia, atual Myanmar. Isso explicaria a personalidade calma e tranquila.
Exotic Shorthair
O Exotic Shorthair, também conhecido como Exótico de Pelo Curto (ou somente Exótico), é uma raça de gatos das mais fofas e adoráveis que existem. Ótima opção para famílias, a personalidade desse bichano é o que há de mais próximo do conceito de “doméstico”.
Ainda que seja um pouco mais ativo que o Persa, ele é bastante sossegado no geral. Odeia ser deixado sozinho, já que costuma ser muito apegado ao tutor, de quem adora receber carinho.
É curioso e gosta de brincadeiras, seguindo os humanos por toda a casa. Não é uma raça muito comunicativa (mia pouco) e costuma também não aceitar muito o colo. A forma mais comum de demonstrar afeto é através de lambidas e ronronadas.
Ragdoll
Como muitos costumam dizer, o Ragdoll não é somente um rostinho bonito. Na verdade, o que mais encanta os tutores é a personalidade do bichano, em que pese a aparência absolutamente fofinha deles. Há quem considere o Ragdoll uma versão felina dos cães, dada a sua tendência a ser muito brincalhão, afetuoso e mais dependente dos humanos.
A origem do nome da raça é bastante curioso: por gostarem bastante de se espalhar no colo do tutor, esses felinos receberam o nome de ragdoll, que significa “boneca de pano”.
Adoram brincar de correr atrás de bolinhas e outros objetos, o que estimula as brincadeiras, principalmente com crianças. Portanto, são ideais para quem deseja o pet como parte de uma família com pequenos. São muito apegados aos donos, então é bastante comum vê-los andando pela casa atrás dos tutores e pedindo carinho.
Maine Coon
Além do tamanho impressionante e da incontestável beleza, o Maine Coon é conhecido por seu temperamento dócil, sua habilidade de caçador e a resistência aos climas mais hostis.
Um Maine Coon macho típico pesa de 6 kg a 11 kg; uma fêmea típica costuma pesar entre 4,5 kg e 6,8 kg. Sua altura costuma ser variar entre 25 cm e 41 cm, atingindo comprimento de até 120 cm, sendo mais raros os indivíduos com mais de 100 cm incluindo a cauda.
A principal característica do comportamento do Maine Coon é a docilidade extrema, fazendo dele um gato meigo e companheiro. Dá-se bem com outros gatos e outros animais de estimação. Não à toa é conhecido como “gigante gentil”.
Muito amigável, é um gato de fácil adaptação. Contudo, é carente de cuidados e atenção, demandando companhia constante. O Maine Coon é o gato perfeito para convívio familiar.