As doenças de gatos mais comuns no verão
Conheça as doenças de gato mais comuns no verão!
Os tutores mais experientes já sabem que os cuidados com os bichanos devem ser redobrados durante o verão. Além do calor (sim, gatos sentem calor!), esse é o período do ano onde eles estão mais suscetíveis a desenvolverem algumas doenças.
Mas você sabe quais são as doenças de gato mais comuns no verão? Então vem com a gente que o Amo Meu Gato explica tudo para você!
Índice de assuntos
1) Verminoses
Os problemas com verminoses tendem a aumentar significativamente durante o verão. Isso porque, por conta das altas temperaturas, os tutores buscam passear um pouco com o bichano para escapar um pouco do calor intenso, o que resulta em maior exposição aos vermes.
Um grande exemplo de verme em gatos comum nessa época do ano é a giárdia felina. A contaminação se dá a partir do contato com água não filtrada infestada pelas larvas. Com as chuvas frequentes do verão, o contato do animal com poças d’água aumenta o risco de contrair a doença.
Entre os principais sintomas estão problemas relacionados ao sistema digestivo, como diarreia, sangue nas fezes, vômito, perda de peso e barriga inchada.
2) Dirofilariose Felina
Outro problema muito comum em gatos nesse período é a Dirofilariose Felina. A conhecida doença no coração é transmitida por meio da picada de alguns mosquitos, os hospedeiros intermediários da verminose. E o risco no verão se dá por conta da maior proliferação de mosquitos nessa época do ano.
Entre os principais sintomas estão:
- dificuldade para respirar
- tosse;
- vômitos;
- desmaio;
- falta de apetite;
- convulsões;
- falta de coordenação motora;
- cegueira (casos mais graves).
3) Pulgas e carrapatos
E quanto às pulgas e carrapatos? Sem dúvida alguma o calor e a umidade do verão contribuem para uma maior incidência desses parasitas. Além de causar coceira e desconforto intensos no animal, eles podem gerar diversas doenças, incluindo dermatites, doença do carrapato e micoplasmose felina.
E não pense que somente gatos que vão à rua com frequência podem ser acometidos por uma infestação de pulgas e carrapatos. Muitas vezes o próprio tutor traz esses parasitas para dentro de casa em suas roupas, por exemplo, sem nem saber.
4) Dermatites
As dermatites (inflamações na pele geralmente causadas por alergias) são um problema muito comum nos gatos, que se torna ainda pior nessa época do ano. São diversas as causas das dermatites, incluindo mordidas de pulgas e carrapatos, pois a saliva desses parasitas pode ocasionar reações alérgicas.
A chamada Dermatite Atópica também é outro problema muito comum, pois a umidade ajuda a proliferar os fungos causadores dessa condição com mais facilidade.
5) Desidratação
A desidratação dos gatos é uma das maiores inimigas dos tutores. Isso porque os bichanos naturalmente não têm o hábito de beber água, e resta ao tutor incentivar a hidratação.
Por motivos óbvios, esse incentivo deve ser redobrado no verão, pois o risco de desidratação é ainda maior. As altas temperaturas e a baixa ingestão hídrica são preocupantes, e não será necessário muito para que esse quadro apareça.
Dentre outros sintomas, a desidratação provocará cansaço no animal, perda de apetite, boca ressecada, olhos mais profundos e a respiração ofegante. Mantenha-se atento e procure um veterinário caso observe alguma alteração.
A desidratação é um dos principais sintomas de hipertermia — aumento da temperatura corporal — problema típico do verão. Os efeitos dessa condição no animal são desorientação, alta frequência cardíaca e respiração ofegante. Casos graves de hipertermia e desidratação podem até mesmo levar à morte.
6) Leptospirose
A leptospirose em gato é uma zoonose causada por uma bactéria, gerada a partir do contato com a urina de um rato infectado. Chuvas torrenciais costumam causar enchentes, poças e enxurradas, o que aumenta o risco de contaminação.
Os sintomas da leptospirose incluem febre, vômito, desidratação e mudança na cor das mucosas. A atenção deve ser redobrada após as chuvas. Caso desconfie de algo, procure um veterinário imediatamente.
7) Leishmaniose
A leishmaniose, a exemplo da dirofilariose, tem maior risco de ocorrer no verão por conta do aumento da proliferação de mosquitos. A doença é transmitida pela picada do mosquito-palha infectado.
Os sintomas incluem anemia, lesões na pele, sangramento no nariz, lesões nos olhos e úlceras. Embora não tenha cura, a leishmaniose pode ser controlada com tratamento de suporte.
Quais os cuidados com os bichanos durante o verão?
Existem diversas maneiras de prevenir doenças e cuidar do seu amiguinho peludo durante o verão. Com alguns cuidados básicos, o tutor consegue evitar as doenças mais comuns da estação.
No caso das verminoses, por exemplo, a vermifugação é a melhor forma de prevenção. Para pulgas e carrapatos, a criação indoor e a limpeza do ambiente são os cuidados mais recomendados. Também deve-se evitar que o animal entre em contato com roupas que foram utilizadas na rua.
Outro dica para evitar doenças durante o verão é não deixar que o gato entre em contato com água das chuvas, pois é muito possível que ela esteja contaminada. Repelentes para gatos e tela para mosquitos são boas formas de prevenção da leishmaniose e da dirofilariose.
Por fim, use fontes de água e cubos de gelo no bebedouro para manter a hidratação do seu amiguinho. E não se esqueça de manter a vasilha dele sempre com água fresquinha e deixar a casa bastante arejada.